Teste com foto
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental não significa ausência de transtornos mentais. Ela se caracteriza pela presença de um estado de bem-estar no qual a pessoa consegue utilizar seus potenciais, lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de modo produtivo e contribuir para sua comunidade.
No entanto, em alguns casos, o indivíduo não consegue lidar com os diversos fatores que impactam a sua vida. Esses fatores podem ser desde o trabalho, o lazer, a segurança, a saúde financeira, as relações interpessoais, entre outros. Daí, são recomendadas terapias de suporte, como a psicoterapia.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é uma prática profissional realizada por psicólogos(as). Trata-se de um processo no qual o(a) psicólogo(a) acolhe, compreende as queixas do paciente e realiza intervenções por meio de técnicas reconhecidas pela ciência, pela prática e ética profissional.
Nesse sentido, a psicoterapia tem o objetivo de promover a saúde mental e ajudar as pessoas a enfrentarem seus conflitos e sofrimentos. Ou seja, essa terapia não é somente para pessoas que têm o diagnóstico de transtornos mentais.
Ao longo de décadas de estudos, diferentes teorias e práticas profissionais foram desenvolvidas para o cuidado do sofrimento e desenvolvimento humano. Conheça algumas delas e como atuam.
Principais tipos de psicoterapia
As psicoterapias podem acontecer amparadas em diferentes referenciais teóricos que norteiam a prática profissional dos psicólogos. Algumas das abordagens mais utilizadas são:
Terapia cognitivo comportamental;
Psicanálise;
Psicoterapia junguiana;
Terapia analítico-comportamental;
Gestalt-terapia;
Psicologia positiva.
Conheça brevemente qual o modo de atuação de cada uma delas.